Como fazer macarrão al dente

Comida portuguesa rápida

Se calhar já ouviu a expressão al dente mas não faz a mínima ideia do que significa. O que é e como fazer macarrão al dente, ou massa al dente, ou esparguete al dente, ou penne al dente? A expressão ‘al dente’ pode se aplicar a todas estavas variantes e a muitas outras, e quer dizer apenas ‘no ponto’. Tão simples quanto isso.

 

 

massa a dente

macarrao al dente

 

 

A expressão italiana significa, literalmente, que a massa deve ser cozida o suficiente para que seja sentida no dente, quando mastigada, sem ficar muito mole ou muito rija.

A proporção de água é importante: por regra deve utilizar um litro de água por cada 100 gramas de massa. Deve também dispensar a gordura (fio de azeite), a não ser que tenha optado por uma massa fresca.

Confira sempre o tempo de cozedura indicado no pacote. É uma óptima referência. Se cortar um macarrão ao meio e reparar que este está ainda esbranquiçado, deixe-o cozer por mais algum tempo.

Prove o macarrão ao fim de 6 ou 7 minutos para se certificar que está quase no ponto, e depois disso a cada 30 segundos, para evitar que o macarrão al dente passe a macarrão demasiado cozido.

Depois de escorrido pode passar por água fria para evitar que este continue a cozer, ou então retire-o e escorra-o assim que notar que a massa está quase no ponto (salvaguardando este tempo de cozedura).

Note que, se pegar no macarrão al dente e apertá-lo entre o indicador e o polegar, este não quebrará com facilidade.

Obter um macarrão al dente exige alguma prática, mas não desista se a sua primeira experiência não resultar. Esta é uma receita fácil e uma boa base para pratos deliciosos.

Mais sugestões...



,,,