Como fazer ovos

Comida portuguesa rápida

Descubra como fazer ovos das mais diversas formas e feitios. Há mais ovos para além dos estrelados.

Como fazer ovos mexidos: comece por barrar a frigideira com manteiga, adicionando os ovos mesmo antes de os levar ao lume brando. Tempere os ovos com pimenta e sal e misture sempre sem parar. Retire-os passados poucos minutos de estes adquirirem uma textura mais ou menos cremosa.

 

 

como fazer ovos mexidos com salsichas

ovos mexidos com salsichas e queijo

 

Como fazer ovos cozidos: primeiro, e numa panela pequena, leve a água ao lume com sal. Coloque os ovos na panela quando a água começar a ferver. Deixe os ovos cozer em lume brando durante aproximadamente 8 minutos. Mergulhe finalmente os ovos em água fria e sirva em rodelas, por exemplo. Vai muito bem com uma salada de alface. Pode ainda seguir a técnica do chef J. Kenji Lopez-Alt para preparar o ovo perfeito. Segundo este a temperatura perfeita é de 82 ºC. O mesmo afirma que o deve colocar em água a ferver (100 ºC) durante os primeiros 30 segundos, para impedir que a clara fique colada à casca. Logo de seguida deverá adicionar cubos de gelo para baixar a temperatura da água, deixando-a depois voltar a subir. Este processo, segundo o próximo, e para cozer o ovo perfeito, deverá demorar cerca de 11 minutos.

Como fazer ovos estrelados: deite óleo ou manteiga numa frigideira (escolha a gordura que achar mais conveniente). Leve ao lume e deite de imediato o ovo lá para dentro, depois de partir a casca. Tempere a clara com sal e deixe fritar em lume brando durante 3 a 4 minutos. Sirva com pão.

Como fazer ovos escalfados: para fazer ovos escalfados coloque os ovos inteiros e sem casca numa pequena panela com água quente. Deixe os ovos cozer por fora, e assegure-se que a gema fica líquida. Opte por adicionar à água uma colher de chá de vinagre ou uma pitada de sal.

Como fazer omelete: comece por aquecer bem a manteiga numa frigideira anti-aderente. Bata os ovos e adicione ingredientes como queijo ou fiambre (a gosto). Deite os ovos na frigideira e deixe fritar de ambos os lados durante aproximadamente 4 minutos. Sirva de imediato.

 

 

omelete claras light

omelete claras light

 

Como fazer ovos recheados: estes ovos terão primeiros de ser cozidos (verifique os ovos cozidos num dos pontos anteriores). Corte depois os ovos cozidos em rodelas e retire a gema com uma colher. Passe a gema para uma tigela e adicione um pouco de maionese, sal e pimenta. Recheie as gemas com este preparado e leve ao frigorífico. Sirva frio e acompanhe com uma salada, por exemplo.

 

 

 

Mais sugestões...



,,,,,