Como fazer poncha

Comida portuguesa rápida

Poncha é uma bebida alcoólica tradicional da Madeira, feita com aguardente de cana (rum da Madeira), mel de abelha e sumo de limão. Pode ser também preparada com outros sumos de frutas, como laranja ou tangerina, mas o sumo de limão é o que é usado na sua versão original, tradicional e mais conhecida.

A poncha da Madeira goza atualmente de um estatuto especial e indicação geográfica protegida, regulando consequentemente a sua produção e comércio. Esta determina que a poncha regional só pode ser usada para identificação da produção nas áreas geográficas da Madeira e Porto Santo.

É intenção da Região Autónoma da Madeira proteger a bebida original e o seu modo de produção mais tradicional, bem como as suas matérias-primas. A preparação da poncha da Madeira é muitas vezes adulterada, e serve-se de ingredientes que nada têm a ver com a sua génese ou origem, como a vodka ou o whisky.

 

poncha madeirense

poncha da madeira

 

 

Para uma receita fácil de poncha regional ou poncha madeirense necessitará apenas de:

  • 1/4l de aguardente de cana-de-açúcar (rum da Madeira)
  • 4 a 5 colheres de sopa de mel de abelha
  • sumo de 2 limões

 

Comece por deitar o sumo de limão num jarro, juntamente com o mel de abelha;

Misture tudo muito bem, com a ajuda de um ‘caralhinho’ (utensílio de madeira típico da ilha da Madeira e que serve para mexer esta bebida regional);

Acrescente finalmente a aguardente de cana-de-açúcar, mexendo constantemente. Acerte os ingredientes até ficar a gosto, o que normalmente implica a utilização de mais ou menos aguardente, sumo ou mel, para um resultado mais ou menos forte ou adocicado.
Sirva em copos pequenos.

(outra versão da poncha da Madeira)

,,,