Como fazer puré de batata

       Reserve restaurantes com desconto perto de si

Vamos começar por juntar todos os ingredientes: as batatas (que não poderiam faltar), o leite, o caldo de galinha (opcional), a manteiga, o sal e a pimenta. Se optar por seguir a receita passo a passo clique aqui.

 

fazer puré de batata

fazer puré de batata

 

 


TheForkPT_300x250

Note que as batatas russets são mais ricas em amido, proporcionando um puré mais leve e ligeiramente mais fofo; as batatas roxas, pelas suas características, conferirão um puré menos homogéneo e com pedaços; as batatas Yukon Gold (mais comuns) são mais versáteis, oferecendo um sabor mais amanteigado e com uma textura intermédia.

Casque as batas, corte-as em pedaços pequenos e leve numa panela meia água ao lume, com um pouco de sal. Deixe cozinhar em lume brando durante aproximadamente 15 minutos. Utilize um garfo para se certificar que as batatas se desmancham ao toque. Nesse caso desligue o fogão de imediato.

Aqueça o leite (deve estar morno) ou o caldo de galinha. O caldo de galinha irá dar mais intensidade ao sabor da batata, enquanto o leite deixará o puré ligeiramente mais cremoso e nutritivo.

Deite fora a águas das batatas e faça um puré ou uma pasta mais ou menos homogénea com a ajuda de um garfo (pode igualmente usar um processo mecânico, como um escorredor ou espremedor simples).

 

 

fazer puré de batata

como fazer pure de batata

 

 

Volte a colocar a pasta de batata na panela e adicione manteiga. Vá também adicionando o leite aos poucos (ou caldo de galinha) e mexendo uniformemente, esmagando toda e qualquer batata. Dependendo da quantidade de amido será necessário adicionar mais ou menos leite.Se preferir um puré de batata mais cremoso ou amanteigado, utilize uma maior quantidade de manteiga, mais ou menos igual à quantidade de leite.

Tempere com sal e pimenta.

Agora já sabe como fazer puré de batata. Pode também seguir uma variante da receita aqui, passo a passo.

 

Mais sugestões...



,