Como marinar carne

       Reserve restaurantes com desconto perto de si

Aqui apresentamos-lhe alguns truques e dicas de como marinar carne para assar ou para qualquer outro fim. Descubra como marinar frango ou outro tipo de carne e comece hoje mesmo a dar um sabor especial aos seus cozinhados.

Mas afinal o que é uma marinada? Uma marinada não é mais que uma técnica culinária que consiste na mistura de condimentos, onde se deixa repousar a carne, peixe ou outros alimentos, para que os mesmos se conservem, amaciem, ou ganhem sabor antes mesmo de ser cozinhados.

Selecção das carnes

As carnes a marinar devem seguir alguns critérios específicos, não devendo possuir muitas falhas na sua estrutura, muitos pontos hemorrágicos ou gordura em excesso. O peito de frango ou pernil de porco são alguns exemplo de boas carnes para marinar.

Temperos para marinar


TheForkPT_300x250

Os temperos a utilizar na marinação não seguem critérios rígidos, mas muitos são comummente utilizados. Considere a utilização de vinho branco, vinagre de fruta, limão e ervas aromáticas (conforme a carne e gosto que deseja conferir).

marinar carnes para assar

marinação de carnes

Como marinar

O primeiro passo do processo de marinação passa pela escolha ou selecção da carne a marinar. Deve por isso limpá-la bem do excesso de gorduras, sebos, ou outras estruturas que conferem à carne um aspecto menos homogéneo.

Tenha em atenção que uma boa marinada deve incluir sempre um elemento de acidez, como o vinho (tinto para carnes vermelhas e branco para carnes brancas). Juntam-se a este os elementos frescos, como a cebola, salsão (ou aipo), ou cenoura, para lhe conferir o devido perfume. Para realçar o sabor dos alimentos opte ainda pelo alho, louro, pimenta, tomilho ou alecrim.

Tenha em atenção que a marinada deve actuar num recipiente hermeticamente fechado, ficando a carne coberta pela mesma. Às carnes com muito pouca gordura opte por adicionar uma colher de manteiga, óleo ou azeite.

 

 

 

Mais sugestões...



,,